Ação de formação para docentes e investigadores

Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e Práticas

Sala 8.2.02, Ciências ULisboa
Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar
Unsplash - Headway

Por Márcia de Freitas Vieira.

As práticas de avaliação no contexto do Ensino Superior têm sofrido mudanças nos últimos anos, especialmente, no que se refere aos seus propósitos e estratégias. A avaliação para a aprendizagem constitui uma dessas principais alterações. No entanto, a prática avaliativa ainda utiliza predominantemente a prova escrita individual, que embora seja um importante método para avaliar a compreensão do aluno e sua capacidade de apreensão do conteúdo de forma individual, dificilmente se corresponde com as melhores práticas de educação. No processo avaliativo, considerando a diversidade de aprendizagens em sala de aula, é importante utilizar vários instrumentos e estratégias didáticas para avaliar. Por isso, a importância de refletir e debater questões relacionadas, não só com o conceito de avaliação, as suas funções e modalidades, mas principalmente, com a sua influência nas aprendizagens dos estudantes e nas práticas dos professores. Neste sentido, o principal objetivo desta formação é propiciar aos docentes, elementos teóricos e práticos acerca de estratégias e instrumentos de avaliação inovadoras, mais participativas e democráticas, e, sobretudo, formativas, que contemplem a diversidade de perceções de aprendizagem dos alunos.

 

Conteúdos a abordar:

  • Conceções, modalidades e funções da avaliação
  • Avaliação Formativa
  • Estratégias e ferramentas para avaliação

Datas:

  • 04 de junho, das 10h às 18h
  • 05 de junho, das 10h às 13h
  • Duração: 9.0 horas

Link para inscrição:

Gabinete de Desenvolvimento Académico e Formação | Ciências ULisboa
Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

Dia 20 de maio, pelas 18h30, na sala 6.2.33 de Ciências (com transmissão online).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Maxim Efremov (German Aerospace Center - DLR, Institute of Quantum Technologies, Ulm, Germany).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

As inscrições para a edição de 2024 decorrem até às 17h do dia 02 de junho de 2024. A formação destina-se a todos os docentes e investigadores da ULisboa.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas